Inteligência Artificial e o impacto no marketing Digital em 2024
Apesar do termo ser muito trivial hoje em dia, o conceito de inteligência artificial ainda é uma dúvida muito comum.
Na prática, podemos dizer que é uma inteligência que trabalha em “modus operandi”, o que significa, que ela tem uma maneira de ser executada seguindo geralmente os mesmos procedimentos.
Além disso, ela está amplamente inserida no nosso cotidiano, como o deep learning (aprendizado profundo da máquina), o cloud computing (computação em nuvem) e jogos de realidade ampliada, a exemplo do Pokémon Go.
Conheça agora algumas delas:
CHATBOT
É um programa de computador, que tenta simular um ser humano na conversação com o ser humano. O objetivo é responder as perguntas, de forma que pareça que você está conversando com outra pessoa.
Geralmente, os chatbots são usados para cumprir o papel de FAQ. Ele reduz o tempo de atendimento, além de contribuir para a redução de custos do negócio, levando em consideração que você ou sua empresa não precisam empregar alguém para essa função. A inteligência artificial por trás dessa tecnologia, conhecida como machine learning, permite que o bot aprenda de forma contínua. Assim, quanto mais utilizados pelos usuários, melhor se torna a sua experiência.
ASSISTENTE DE VOZ
Os assistentes de voz virtuais também são bots. A diferença é que o comando que gera o gatilho para a ação é feito por meio da voz do usuário. Essa ferramenta está ganhando força e conquistando muitos adeptos, sobretudo por causa da multiexperiência possível graças ao IoT (Internet das Coisas).
Uma oportunidade de marketing é oferecer a experiência digital com uma assistente de voz. As mais populares são as do Google, Alexa da Amazon e a Siri da Apple, relacionadas ao conceito de casa conectada por meios de objetos digitais, sendo eles, computadores, smartphones, televisores, relógios entre outros. Entretanto, no marketing há oportunidades de desenvolver essa solução como uma ponte de contato entre as marcas e seus clientes.
BUSINESS INTELLIGENCE
Ferramentas de Business Intelligence (BI), são recursos indispensáveis em uma estratégia de marketing digital. Por meio da inteligência artificial que fundamenta esses recursos, é possível conectar o Big Data e tratá-lo com facilidade e precisão que era inimaginável há alguns anos atrás.
As empresas conseguem usar essa aplicação de IA para desenvolver produtos cada vez mais personalizados e únicos. Em resumo, tudo que é feito pelo consumidor no ambiente digital pode ser controlado e avaliado.
As consequências disso são a superação das expectativas do consumidor e a consolidação de produtos com recordes de venda. O BI é indispensável para a inteligência comercial do negócio.
REALIDADE AUMENTADA
Um exemplo prático dessa tecnologia é o jogo Pokémon Go, em que os jogadores podem “capturar” pokémons virtuais no mundo real. No marketing, a RA pode ser usada para apresentar produtos, como foi a estratégia usada pela multinacional brasileira Localiza, em 2019.
Durante um evento, a empresa anunciou um novo carro na frota por meio de um aplicativo de realidade aumentada: os visitantes podiam baixar e visualizar o carro, inclusive partes internas, no espaço físico do evento por meio da tela do celular.
Conhecida popularmente pela sigla RA, a realidade aumentada é um das formas de desenvolvimento da inteligência artificial que faz parte do conceito de multiexperiência. Essa tecnologia tem um papel contrário ao da IoT (Internet das Coisas): em vez do mundo real ser integrado ao digital, o digital é integrado ao ambiente físico.
Um dos exemplos mais conhecidos dessa tecnologia é o jogo Pokémon Go, no qual os jogadores podem “capturar” pokémons virtuais no mundo real. No marketing, a RA pode ser usada para apresentar produtos, como foi a estratégia usada pela multinacional brasileira Localiza, em 2019.
Durante um evento, a empresa anunciou um novo carro na empresa por meio de um aplicativo de realidade aumentada: os visitantes podiam baixar e visualizar o carro, inclusive partes internas, no espaço físico do evento por meio da tela do celular.
Outro exemplo, é o Home Depot. Você já desejou saber como seria uma sala antes de se comprometer a pintá-la? E se você pudesse ver a sala com várias combinações de cores? O Home Depot conseguiu fazer exatamente isso, graças ao seu novo esforço de marketing AR. O Project Color da empresa permite que você veja como outros cômodos de sua casa ficariam depois de pintá-los com algumas opções do home depot. Mas o sistema vai muito além de apenas mudar as cores das paredes. Também leva em consideração a iluminação, os móveis e até as sombras. Você pode realmente ver a sua casa sob uma luz diferente.
INTERNET DAS COISAS (IoT)
Por meio da IoT, é possível controlar a casa à distância: com um gatilho, ou seja, um comando, você pode apagar ou acender as luzes, ativar a segurança, solicitar ao aspirador que ele faça a limpeza local, entre outras funções.
Nas empresas, a aplicação de IoT está muito relacionada ao conceito de automação e mobilidade, podendo ser usada em qualquer contexto: da agricultura à indústria. Não há barreiras para a conectividade. Já no marketing, é possível identificá-la no desenvolvimento desses produtos.
A IoT é uma tecnologia que integra o ambiente físico ao digital. Isso é feito por meio da conexão entre equipamentos digitais. O conceito se associa ao de ambientes conectados e tem uma relação muito próxima com as assistentes de voz.
SEGURANÇA DE DADOS
A IA também é uma grande aliada na proteção de dados. Na Europa, a segurança das informações de clientes e parceiros já era uma necessidade regulamentada e fiscalizada pela GPDR (Regulamentação Geral da Proteção de Dados).
No Brasil, ela é vista por meio da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – 13709/2018) que demanda de todas as empresas a implementação de soluções eficientes para garantir a conformidade com a legislação. Nesse sentido, a IA ganha destaque por meio da criptografia e do blockchain.
CRIAÇÃO DE SITES
Outra área em que a inteligência artificial tem apresentado grande destaque é na criação de sites, trazendo inúmeros benefícios para profissionais e empresas que desejam estabelecer uma presença digital consolidada, de maneira eficiente.
A IA está, sem dúvida, transformando a maneira como a criação de sites é abordada no dia a dia. Ela oferece oportunidades para que as marcas estabeleçam sua presença online de forma mais eficaz, funcional e atraente, tudo isso sem a necessidade de um conhecimento técnico profundo.
Se você está pensando em criar um site ou atualizar o seu, não deixe de explorar os recursos e vantagens oferecidas por ferramentas de IA para a criação de sites. É uma maneira eficiente de aproveitar a tecnologia para aprimorar sua presença digital.
AUTOMAÇÃO
O conceito de automação é, em resumo, a robotização de processos, ou seja, quando atividades são realizadas de maneira automática usando recursos tecnológicos. É um conceito próximo da transformação digital com diversos outros aspectos da inteligência artificial, como os chatbots e a IoT.
Há diferentes graus da automação no nosso dia a dia, que vão desde a segmentação de e-mails na sua caixa de correio eletrônico até a construção de processos de negócios por meio de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), no qual todo, ou grande parte, do fluxo é realizado por um bot.
No marketing, isso pode ser implementado na análise de dados, bem como na jornada do cliente por meio de um software de CRM ou pela automação de campanhas de e-mail marketing. É um recurso que orienta sua estratégia a dados e contribui para a alta performance.
QUAIS AS VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DA IA NO SEU NEGÓCIO?
A inteligência artificial é a tecnologia por trás de outras soluções e inovações que chegam ao mercado. Isso, por si só, deixa clara a importância dela para o dia a dia das pessoas e das organizações. A fim de entender melhor o porquê do uso dessa tecnologia ser estratégica, confira as suas vantagens.
- Redução de custos operacionais
- Escalabilidade do negócio
- Agilidade e desburocratização de processos
- Melhora na experiência do cliente
- Análise de comportamento do consumidor
Como a IA é utilizada no marketing?
ANALYTICS
Você pôde confirmar o poder do analytics ao longo deste post, não é verdade? Mas, e se falarmos que o seu potencial é ainda maior? Pois é! A análise de dados é usada para campanhas de marketing, desenvolvimento de produtos, expansão do negócio e até na atuação preditiva na solução de problemas.
O data-driven é o fundamento por trás da metodologia de Growth Hacker. Nela, os analistas desenvolvem hipóteses e as validam por meio de testes A/B. É uma prática semelhante às pesquisas médicas, nas quais há um grupo de controle e o experimental.
Apenas uma variável é modificada. É uma técnica primordial em diversos procedimentos no marketing e em vendas, mas é interessante destacar a experiência do usuário. Com o uso de indicadores de taxas de acessos, cliques e conversão — além de alterar, por exemplo, a cor de um banner ou o tipo de CTA —, é possível aumentar os resultados de maneira considerável.
AUTOMAÇÃO
A automação é feita para campanhas de marketing, sejam elas newsletters, fluxos de nutrição, landing pages etc. Na prática, além de permitir a integração de rotinas e de sistemas, esse recurso possibilita a personalização da comunicação. Aliando-a com as análises de dados, é possível construir um conteúdo aderente ao perfil do seu lead ou cliente.
Boas ferramentas de automação de marketing possibilitam ao gestor enviar e-mails segmentados de maneira humanizada, com uma comunicação um para um, tendo assunto e corpo do texto contendo o primeiro nome do destinatário. Isso ajuda a quebrar um pouco das barreiras de comunicação e interação que o contexto digital traz: é um ambiente mais frio e de alta competitividade de atenção em decorrência do volume de informações.
JORNADA DO CLIENTE
Na jornada do cliente, a inteligência artificial identifica os pontos de contato, contribui para validar quais são as dores durante a jornada, mapear onde o consumidor está no funil de vendas, além de ser um recurso importante na fidelização. São diversas as funções.
EM QUAIS ESTRATÉGIAS USAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
MAPEAMENTO DE CONTEÚDO
Em uma estratégia de Inbound Marketing não pode faltar a produção de conteúdo, não é mesmo? É necessário ter os resultados dos objetivos do negócio com o que está em destaque no ambiente digital.
Portanto, uma solução é usar SEMRush, Google Trends e outras ferramentas para consolidar o mapeamento de conteúdo, pensando no engajamento orgânico.
FLUXOS DE NUTRIÇÃO
Os fluxos de nutrição podem ser usados tanto em uma estratégia de atração quanto de retenção. O que vai mudar é o tipo de conteúdo e o momento no qual o gatilho é disparado.
Em poucas palavras, eles usam a dor do cliente, identificada por meio do interesse dele em um determinado conteúdo, para apresentar a solução que a sua empresa tem. Além disso, é possível segmentar por audiência, o que demanda o uso de um software de automação de marketing.
NEWSLETTER
É comum o conceito de newsletter se misturar com o de fluxo de nutrição. Porém, eles não são a mesma coisa. O primeiro é uma técnica de campanha de e-mail marketing que pode ser usada tanto para contribuir nesse fluxo — apresentando as últimas novidades do seu blog, por exemplo — quanto ter o objetivo claro de venda, como a oferta de um voucher de desconto por meio de uma comunicação direta.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
Os produtos e serviços se tornam cada vez mais certeiros, impactando positivamente o esforço do marketing e de vendas na atração e lealdade dos consumidores. Desse modo, a tendência é que o investimento seja mínimo e o resultado de aceitação e performance de vendas aumente. A dica é usar a matriz BCG para avaliar esse processo. Em outro artigo, falamos sobre os benefícios da gamificação para sua empresa . Gamificação é o processo de usar elementos do jogo em um contexto não-jogo. Muitas empresas usaram o Gamification em aplicativos da empresa, sites e muito mais. O objetivo da Gamificação é engajar e motivar os jogadores a atingirem os objetivos organizacionais, servindo melhor uns aos outros e a empresa.
FIDELIZAÇÃO
É muito comum focarmos na atração de leads e nos esquecermos da fidelização do público. Reter clientes é uma estratégia inteligente, uma vez que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) demanda um grande esforço, gerando alto investimento do negócio. A fidelização busca continuar a jornada do consumidor e a estimulá-lo a consumir outros produtos e serviços da sua marca. Sendo assim, mensure o seu Lifetime Value.
Aqui, a gestão de relacionamento é destaque, e o uso da inteligência artificial também. Essa tecnologia permite que as técnicas de upsell e cross-sell sejam mais eficazes: as ofertas são feitas com base nas informações de consumo, como as últimas compras realizadas pelos seus clientes.
O que achou deste artigo? Essas estratégias já são usadas por você e por sua empresa? Faz sentido para você adotar essas estratégias?
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