3 Relações entre Barbenheimer e o Impacto Cultural Através do Marketing
Não é de hoje que o cinema está presente na vida de muitas pessoas. O que faz um filme ser um sucesso em bilheterias não está ligado diretamente a qualidade do filme, mas sim o marketing por trás. Listamos hoje, algumas relações entre o marketing dos filmes e o impacto cultural
BARBIE E SUA CONSTANTE REINVENÇÃO
Ao longo dos anos, a boneca Barbie passou por diversas fases, onde o público foi não só crescendo, mas adotando outros gostos. Essa capacidade de adaptação reflete-se nas estratégias de marketing modernas, onde a flexibilidade é essencial para acompanhar as demandas do mercado.
E como ela continua sendo o brinquedo mais popular do mundo?
Da mesma forma que Barbie se conecta com gerações diferentes, o marketing digital possibilita às empresas alcançarem um público vasto e diversificado.
Através do uso inteligente das redes sociais, SEO e outras ferramentas, é possível atingir o coração de clientes em potencial, criando uma conexão duradoura.
OPPENHEIMER E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Muito sucesso em torno de Oppenheimer e Barbie, deve-se à enorme estratégia de marketing que têm por trás. Só Oppenheimer, que se estima ter custado US$ 100 milhões para produzir, teve um foco grande de marketing que resultou em dois trailers e ações promocionais para destacar os efeitos especiais e a excelente equipe de atores.
BARBENHEIMER
Com o anúncio da saída de Christopher Nolan da Warner Bros, o estúdio optou por fazer o lançamento de Barbie no mesmo dia que Oppenheimer da Universal.
O evento ficou conhecido como “Barbenheimer” e foi uma sensação na internet. Muitas pessoas que foram assistir um filme, acabaram assistindo o outro por conta do hype, e as redes sociais ampliaram muito os dois lançamentos, gerando o melhor marketing orgânico.
O lançamento dos dois filmes criou um dos maiores fenômenos de bilheteria dos últimos anos.
OSCARS E FRUSTRAÇÕES
Cotado para ser o grande ganhador da noite, Barbie foi indicado para 6 categorias no Oscar, mas não conseguiu levar nenhuma estatueta para casa. Já Oppenheimer, foi indicado para 13 categorias e levou 7. Porém em números, Oppenheimer, arrecadou 953,8 milhões, e Barbie, arrecadou 1,4 Bi.
MARKETING DIGITAL POR TRÁS DE BARBIE: O FILME
A estratégia intitulada de “barbiemania”, foi uma verdadeira obra-prima de engajamento e criatividade.
Desde o lançamento, a Mattel soube aproveitar o hype do filme e investir nas mídias, gerando um verdadeiro fenômeno cultural.
Através de hashtags como #Barbie no TikTok, a “barbiemania” tomou conta das redes, alcançando um crescimento de 80% nas menções no Youtube e 191% no TikTok.
Em nosso outro post, falamos sobre a sua marca nas redes sociais, falamos sobre estratégia das mídias e como podemos usá-las ao nosso favor. O uso das redes sociais no marketing dos filmes foi quase que orgânico, já que o público foi o maior responsável por impulsionar o filme e fazer com que eles tivessem uma resposta favorável no faturamento.
A ABORDAGEM DO DATA-DRIVEN E O PODER PERSUASIVO NO MARKETING DIGITAL
Já no filme Oppenheimer, a estratégia foi um pouco diferente, já que se mostra focada em dados precisos e no poder persuasivo dos argumentos.
Essa abordagem reflete também no marketing do filme, visto que apresentou uma campanha embasada em dados relevantes e insights do público.
RELAÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL
A história dos filmes se unem como peças fundamentais de um quebra cabeça no mundo da estratégia digital.
Ambos utilizam da inovação, adaptabilidade e a busca por novas formas de impactar o público, seja ela por meio da nostalgia ou por meio da sensibilização do público.
A “Barbiemania” nos mostra o poder do storytelling e o hype nas redes sociais, enquanto Oppenheimer nos mostra o valor dos dados e argumentos persuasivos para conquistar o público.
O crescimento exponencial das menções nas redes sociais, ilustram a importância do engajamento online para o sucesso de ambos os filmes.
E você fez parte desse “Barbenheimer”? Já assistiu ou foi impactado de alguma forma pelos filmes?
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