Ignorar links
OpenAI pode lançar buscador em IA para rivalizar com o Google na segunda-feira (13)

OpenAI pode lançar buscador em IA para rivalizar com o Google na segunda-feira (13)

A OpenAI, criadora do ChatGPT, deve anunciar nesta segunda-feira (13) um novo buscador baseado em inteligência artificial (IA). O lançamento já vinha sendo cogitado em ocasiões anteriores. A data sugerida inicialmente seria na última quinta-feira, que não teve nenhum anúncio do tipo por parte da companhia.

Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI
Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI

O lançamento de um novo buscador promete, entre outros, ameaçar o reinado do Google no setor.

Nesta semana, uma fonte revelou que será utilizado o domínio “search.chatgpt.com”, em seu novo buscador.

A nova data sugerida também traz uma certa curiosidade: se for verdade, o anúncio de um buscador da OpenAI acontecerá apenas um dia antes do Google I/O, evento do Google para desenvolvedores. Na ocasião, a companhia deve revelar novidades do Android 15 e busca.

Buscador do ChatGPT vai desbancar o Google?

Atualmente, o principal produto da OpenAI é o ChatGPT. O serviço é alimentado pelo modelo de linguagem (LLM). Um modelo de linguagem grande (LLM) é um tipo de programa de inteligência artificial (IA) que pode reconhecer e gerar texto, entre outras tarefas. Os LLMs são treinados em enormes conjuntos de dados — de onde vem o nome “grande”. Os LLMs são baseados em aprendizado de máquina: especificamente, um tipo de rede neural chamada de modelo transformer. O GPT pode pode realizar buscas na internet em tempo real para oferecer respostas aos usuários. Ainda não está claro, porém, como o suposto buscador poderá se diferenciar em termos da usabilidade e disponibilidade.

Em fevereiro deste ano, a OpenAI realizou o lançamento da Sora, já falamos dela em outro artigo. Uma IA capaz de criar vídeos com base em comandos de texto. Infelizmente a Sora ainda não está disponível para muitos usuários, mas a ferramenta deve ser liberada para mais usuários ainda neste ano.

Com a chegada de um novo buscador, a empresa espera ampliar seus horizontes e expandir seu leque de opções no setor. O Google está ciente que poderá ser deixado para trás e está inovando e tem alertado seus funcionários. A prova disso é a adição do Gemini à busca.

Assim como o Bing e o Google, esse buscador da OpenAI pode contar com um widget de IA, na qual seria dado uma resposta em texto com os resultados coletados e citando as fontes. Mesmo com a forte parceria entre a empresa e Microsoft, um buscador do ChatGPT poderia tirar uma parte do público do Google — o que seria positivo para o Bing, dado o compartilhamento de tecnologia com a OpenAI.

Quem domina o mercado de buscas?

Hoje, o Google domina o mercado de buscas, com cerca de 82% de participação, bem distante dos 10% do Bing, que é o segundo na lista.

Apesar do amplo domínio do Google, o ChatGPT já tem mais de 180 milhões de usuários e, hoje, lidera o mercado de AI generativa.

Além disso, o movimento é uma defesa ao crescimento da startup de AI Perplexity, que também está construindo um buscador inteligente — e já está avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

Apesar da Microsoft ter investido e estar no conselho da OpenAI, pelo visto, a BIG TECH está planejando um novo modelo de AI para também competir com o Google e com a própria OpenAI.

Criptomoedas de IA disparam enquanto OpenAI ameaça Google

Os rumores agitaram o setor de criptomoedas. Diversos projetos ligados à Inteligência Artificial operam em forte alta nesta sexta-feira (10), incluindo nomes famosos como Render (RNDR), The Graph (GRT) e Bittensor (TAO).

Segundo dados do CoinMarketCap, o valor de mercado de criptomoedas de IA e Big Data cresceu 7,2% nas últimas 24 horas. Já o volume de negociações subiu 24,5% no período.

Você já sabia da nova plataforma de busca? Gostou do artigo? Veja mais em nosso blog! 

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?