Ignorar links
8 Lições de Marketing com Star Wars

8 Lições de Marketing com Star Wars

8 Lições de Marketing com Star Wars

8 Lições de Marketing com Star WarsStar Wars é muito mais do que apenas uma franquia cinematográfica; é um fenômeno cultural com uma base forte de fãs leais em todo o mundo. Aqui estão algumas lições de marketing que podem ser aprendidas com o sucesso da franquia.

Ambientada em uma galáxia que fez sucesso e uma legião de fãs entre os anos 70 e 80. Entretanto, as lições aprendidas com a saga perduram até hoje.

O filme é um grande exemplo de empreendimento imaterial. Afinal, trata-se de uma produção audiovisual que poderia, facilmente, cair no esquecimento. Porém, até hoje, continua sento uma das maiores franquias da história do cinema.

Se você é um bom amante de cinema e ficção científica, provavelmente já ouviu falar dos filmes sobre guerra espacial. Neste artigo falaremos sobre lições de marketing com Star Wars.


Narrativa envolvente:

A saga “Star Wars” é centrada em torno de uma narrativa poderosa que envolve e conecta os espectadores. O marketing eficaz deve contar uma história que ressoe com o público-alvo, criando conexões emocionais que vão além do produto ou serviço.

8 Lições de Marketing com Star Wars

Star Wars e seus Personagens Memoráveis:

De Darth Vader a Yoda, os filmes apresentam personagens icônicos que se tornaram símbolos da cultura popular. Da mesma forma, o marketing pode se beneficiar da criação de personagens de marca distintas e memoráveis que cativam o público-alvo.

Experiência do Fã:

A franquia “Star Wars” cultiva uma experiência de fã imersiva, que vai desde filmes e programas de TV até jogos, quadrinhos, brinquedos, parques temáticos. Isso demonstra como uma marca pode expandir sua presença e envolver os fãs em diversas formas de contato.

Merchandising Estratégico:

A venda de produtos relacionados a “Star Wars” é um exemplo de merchandising eficaz. Isso mostra como uma marca pode capitalizar o entusiasmo do público por meio de uma ampla gama de produtos, desde roupas e brinquedos até utensílios domésticos e eletrônicos.

Construção de Comunidade:

A base de fãs de “Star Wars” é uma comunidade gigante que se reúne em convenções, fóruns online e eventos especiais. O marketing bem-sucedido deve nutrir comunidades em torno da marca, facilitando a interação entre os fãs e incentivando o engajamento.

Inovação e Evolução:

“Star Wars” se adaptou ao longo do tempo, introduzindo novos personagens, histórias e tecnologias para manter o interesse do público. Da mesma forma, as estratégias de marketing devem ser inovadoras, acompanhando as técnicas e as mudanças no comportamento do consumidor.

União de Gerações:

Uma das forças de “Star Wars” é sua capacidade de unir várias gerações de fãs. O marketing eficaz deve ser capaz de atravessar as barreiras geracionais, criando mensagens e experiências que ressoem com diferentes faixas etárias.

Mistério e Antecipação:

“Star Wars” é mestre em criar mistério e antecipação em torno de seus lançamentos. O marketing pode se beneficiar da construção de campanhas intrigantes e teares que gerem entusiasmo e expectativa entre o público.


Lição Bônus:

O dia 4 de maio, é considerado um feriado por fãs de Stars Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes. O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês.

Como a frase “May the force be with you” (em português, “Que a força esteja com você” é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs habitualmente dizem “May the fourth be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”) neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.

Aproveitar um simples trocadilho e transforma-lo em um dia inteiro dedicado a uma franquia de filmes é simplesmente incrível. Normalmente neste dia, os canais de televisão veiculam os filmes e geram conteúdos em cima do “feriado”.

O uso das redes sociais é muito importante para o engajamento de ações de marketing, um exemplo é o TikTok. Uma rede social de vídeos que se popularizou na pandemia com os challenges, e que até hoje é uma rede social com um ótimo engajamento. Nessa semana, uma trend que se popularizou foi a “Asoka Challenge“, que já falamos aqui.

Essas lições de marketing baseadas em “Star Wars” mostram como uma narrativa poderosa, personagens memoráveis, envolvimento do fã, merchandising estratégico, comunidade, inovação, unificação de gerações e criação de mistério podem contribuir para o sucesso de uma marca.

Gostou do conteúdo? Confira outros artigos em nosso blog!

Deixe um comentário

pt_BRPortuguese
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?