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Preço e Valor: Você sabe a diferença?

Preço e Valor: Você sabe a diferença?

Preço e Valor são conceitos que podem parecer iguais mais na verdade há uma grande diferença entre elas. Você sabe o que cada um significa e qual aplicar ao seu negócio.

Para explicar esses dois conceitos para você, neste artigo explicaremos de maneira prática qual é a diferença entre preço e valor e porque este entendimento é tão essencial em vendas. Assim, você poderá ser mais assertivo em suas abordagens e estratégias para aumentar suas vendas.

Preço x Valor: Entenda a diferença

Preço é a quantia em dinheiro que é paga por determinado produto ou serviço. Já Valor é o que é atribuído ao seu produto e o que ele proporciona para o cliente, o valor não pode ser estimado em dinheiro e pode ser diferente para cada cliente.

Podemos ter como exemplo marcas de carro como Volvo, embora seja um produto muito mais caro que os demais no mercado, sempre que é lançado um novo modelo existem muitas pessoas que compram, isso porque, normalmente, elas ligam o carro a uma estima que possuem, um valor que ele proporciona, que pode ser o status, a praticidade, a qualidade, entre outros.

Em outras palavras, valor pode ser aplicado à experiência a ser vivida. Neste momento o cliente não se importa mais com o preço do produto e sim com o que ele irá proporcionar, mesmo que seja caro ele vai comprar. Como explica Warren Buffett preço é o que você paga, valor é o que você leva.

Agora sei a diferença entre Preço e Valor, mas como aplicar ao meu negócio?

Nos dias atuais, as pessoas estão procurando cada vez mais experiências do que preços baixos. Ainda existem estabelecimentos que utilizam a estratégia do menor preço e isso não é ruim, se está trazendo dinheiro talvez seja uma boa continuar desta forma, vale lembrar que esta estratégia torna mais difícil a fidelização do cliente, mas se for aplicada pode valer muito a pena.

Utilizar da experiência ao seu favor! Se por exemplo, você possui um negócio do ramo alimentício, vender somente alimentos seja muito mais fácil, porém talvez você esteja estagnado na mesmice e precise mudar seu foco. Trazer novidades, utilizar da tecnologia ao seu favor, ficar antenado em conteúdos diferentes.

Para oferecer uma estratégia de valor e encantar seu cliente é preciso conhecer ele a fundo, saber o que busca, que benefícios espera, que produto ou serviço quer… Com essas informações é possível proporcionar uma experiência de compra que supere as expectativas e gere no consumidor um sentimento de valia pela sua marca.

O processo de fidelização, além de deixar seu cliente mais blindado à investidas da concorrência, porque sabe que na sua empresa ele irá encontrar o que procura de forma exclusiva e impecável.

Os valores percebidos pelo cliente pode ser tangíveis, como conveniência, durabilidade, qualidade superior, customização e também intangíveis, como pertencimento, realização pessoal, marca, design, além dos valores que o produto permite materializar: autoestima elevada ou a união da família, entre outros.

Não somente vender, mas sim trazer valor ao seu produto.

Explicamos com mais detalhes na página de “fidelização de clientes”. É mais econômico manter os clientes existentes do que conquistar novos, e a fidelização não se limita apenas a reter os consumidores. Envolve a construção de relacionamentos sólidos, o estabelecimento de confiança e a criação de conexões emocionais duradouras.

Para conquistar o seu cliente, a empresa precisa se preocupar com todos os estágios da interação do consumidor, desde a primeira impressão, até o pós-venda.

Embora preço e valor estejam intimamente relacionados, eles representam conceitos distintos no mundo dos negócios e da economia. O preço é o custo monetário de um produto ou serviço, enquanto o valor é a utilidade e a satisfação que esse item proporciona ao consumidor. Reconhecer essa diferença é essencial para tomar decisões informadas, tanto para consumidores quanto para empresários. Ao entender o valor que está por trás do preço, podemos fazer escolhas mais inteligentes e criar negócios mais bem-sucedidos e orientados para o cliente.

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