Nesses últimos dias fomos surpreendidos pela nova trend que viralizou nas redes sociais. Chamada de “Asoka Challenge”. A trend começou a ser divulgada aqui no Brasil, através da influenciadora digital Camila Pudim, a brasileira já conta com mais de 200 milhões de visualizações.
Trend Asoka Make-up
A trend começou a ser divulgada através da influenciadora digital Jharna Bhagwani, onde a mesma conquistou o TOP 1 Global do TikTok. Pelo fato de estar sendo caracterizada por vídeos contendo tutoriais de maquiagem e danças tradicionais da Índia, a trend acabou se tornando uma expressão cultural do país, furando a bolha do nicho de beleza apenas. Sendo assim, a onda promete continuar se espalhando pela web, levando a maquiagem indiana para um outro patamar no cenário mundial.
O vídeo original com a maquiagem (o primeiro a ser publicado com o áudio replicado milhões de vezes), é de uma criadora de conteúdo chamada Sita Suwarnadwipa. Na página do som original, da música “Putra Jaya” de Wanita Yang Suka Dandan, constam mais de 338 mil publicações, ou seja, esse é o número de pessoas que entraram na trend.
Ao som da música indiana “San Sanana”, da cantora Alka Yagnik e inspiradas pelo filme “Asoka” (de 2001), um drama histórico da Índia, influenciadoras do mundo inteiro têm entrado no desafio que propõe uma maquiagem típica do sul da Ásia enquanto dublam e perfuram uma séria de movimentos em frente às câmeras.
Números Significativos
O retorno triunfal dos chamados “challenges” que estouraram durante a pandemia do coronavírus, em 2020. Porém, um olhar atento aos números de visualizações e curtidas nos deixa perplexos. Os challenges de maquiagem ficaram muito populares em 2020, com tudo fechado, as pessoas passaram a utilizar com mais frequência redes sociais como TikTok
A influenciadora digital Camila Pudim, que ficou conhecida por seus vídeos de maquiagem usando músicas e movimentos foi a percursora da trend aqui no Brasil. Em poucas horas, seu vídeo com a música já contava com milhões de visualizações. Hoje o vídeo conta com mais de 200 milhões de visualizações e com mais de 22 milhões de curtidas.
Em menos de 24 horas, outra brasileira também conquistou números exorbitantes. O vídeo de Renata Santti já possui 30 milhões de visualizações e 5 milhões de curtidas.Cinco dias depois do primeiro post da trend, ela publicou um segundo vídeo, que foi sucesso absoluto. Com mais de 315 milhões de views e 28 milhões de likes, a brasileira ultrapassou a influencer indonésia Jharna Bhagwani em números, e se tornou a “dona da trend”, segundo os seguidores.
A composição do vídeo é trabalhosa, com o passo-a-passo da maquiagem, gravações de takes e dublagem da música. Além dos profissionais de maquiagem como Camila, criadores de conteúdo de humor também entraram na brincadeira.
Da Ásia para o Mundo
A tendência tem ganhado tanta repercussão no Brasil, que criadores que nem se caracterizaram, estão produzindo conteúdos relacionados, como só a coreografia, por exemplo. É o caso do influencer Zu Leal, que reproduziu apenas os passos da dança, com mais de 2 milhões de visualizações.
A música em um idioma completamente diferente do português não foi um empecilho para que a trend viralizasse aqui no Brasil. Basta alguns minutos assistindo aos conteúdos para se ver decorando partes da canção. O ritmo e letras “chiclete” somados à performance das criadoras de conteúdo explicam parte do sucesso do desafio. Para assistir mais vídeos da tendência, basta digitar “asoka make-up” na aba de buscas da sua rede social favorita.
O impacto cultural através do marketing vem sendo identificado em diversas áreas, uma delas é o cinema. O exemplo mais recente foi em “Barbieheimer“, filmes que foram líderes em bilheteria e tiveram um impacto significativo através do marketing.
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